<< voltar para home

Diagnóstico diferencial

Corresponde a uma alteração da curvatura da córnea, com características topográficas semelhantes ao ceratocone, provocada pelo uso incorreto ou má adaptação de lentes de contato, rígidas ou gelatinosas.

O diagnóstico diferencial é por vezes difícil de ser obtido, embora nesses casos não exista a relação com a hereditariedade, mas sim, uma história pregressa de uso incorreto de lentes de contato.

Nesses casos o Médico deve orientar quanto ao afastamento do uso das lentes por seis meses e, reavaliar a evolução da irregularidade através de subseqüentes topografias.

Quando o paciente pratica a mencionada não utilização de lentes no "Warpage" em estágio inicial, normalmente ocorre uma melhora da irregularidade e da assimetria. Em casos mais avançados onde a irregularidade já comprometeu a estrutura anatômica da córnea, tal melhora não costuma ocorrer.

O que tenciona-se mencionar no parágrafo acima é que um "Warpage" avançado que foi por sua vez provocado por uso inadequado de lentes de contato, pode vir a tornar-se um ceratocone secundário, o que por sua vez pode vir a demandar a realização de um transplante de córnea.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .